Plano de classificação

Américo RibeiroNível de Descrição:ColecçãoNome do Produtor e História Administrativa/Biográfica:Nome do Produtor: Américo RibeiroHistória Administrativa: “Recolhidas ao longo de cerca de sete décadas, as imagens de Américo Ribeiro trazem-nos à memória outras épocas (...). Foram suas reportagens célebres como a visita da Rainha Isabel, em 1957, a queda de um bi-motor em Tróia em plena 2.ª Guerra Mundial ou o desastre que em Outubro de 1950 vitimou 6 oficiais ingleses cuja viatura caiu no Sado. (...)
Quando Américo Ribeiro se iniciou no seu ofício de fotógrafo, na década de vinte, a técnica dava ainda os primeiros passos - os “flashes” eram de magnésio accionado por pistola, os ampliadores funcionavam com luz solar e os negativos eram chapas de vidro com 9 x 12 cm. Foi na época em que o fotógrafo era ainda um mágico.”
Carlos Fernando Mau dos Anjos
José Madureira Lopes, ed., (1992), Um tesouro guardado - Setúbal d’outros tempos

"Fotógrafo de Setúbal. Iniciou o seu contacto com a arte fotográfica através do proprietário de um estúdio fotográfico em Setúbal, Alberto Sartoris, em cuja montra expôs as suas primeiras fotografias, em 1922. O acolhimento do seu trabalho levou-o a iniciar um percurso, que nunca mais abandonou, de registo fotográfico da cidade, da sua vida, dos seus monumentos, dos seus eventos sociais, políticos e desportivos. A par disso desenvolveu actividade comercial como fotógrafo, com um estúdio em Setúbal (Foto Cetóbriga: 1936-1984) e outro em Sesimbra (Foto Ameri: 1960-1979). Em 1927 publica a primeira fotografia no jornal O Setubalense e em 1929 torna-se correspondente fotográfico em Setúbal do jornal Diário de Notícias. Colaborou como fotógrafo em jornais e revistas como A Bola, Correio da Manhã, Diário de Lisboa, Flama, A Indústria, Mundo Desportivo, Norte Desportivo, Notícias Ilustrado, O Século, Record, Stadium e A Ribalta (VELOSO, Cláudia, «Setúbal homenageia fotógrafo 'oficial' da cidade», in O Público, 18 de novembro de 2006)." (https://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9rico_Ribeiro)
História Custodial e Arquivística:A Coleção dos negativos referentes ao concelho de Palmela foi adquirida pelo Município de Palmela a Américo Ribeiro nos finais da década de 1980' /inícios da década de 1990'Condições de Reprodução:Reprodução mediante autorização do Arquivo Municipal de Palmela e de acordo com o seu RegulamentoCódigo de Referência:PT/AMPLM/CF/AR