Plano de classificação

Palmelense Futebol ClubeData de Produção Inicial:1924Data de Produção Final:2011Nível de Descrição:FundoNome do Produtor e História Administrativa/Biográfica:Nome do Produtor: Palmelense Futebol ClubeHistória Administrativa: "O "Palmelense Football Club" foi fundado em 8 de Abril de 1924. Foram seus fundadores Manuel Moura, Joaquim Matias Pereira da Fonseca, Ventura Custódio Pacheco, Mário José Duarte, Pompeu da Costa Pinto, Abílio Baptista, Garibaldi, António Pereira, Abílio Augusto dos Santos Coelho, Jacinto Almeida Cabica, Salvador Augusto Mendes, Mourato Sousa Lopes, Manuel Contente "o Pua", Lúcio de Oliveira e Silva, Lucílio Cirilo da Costa e José Trajano Godinho de Matos.
Antes da fundação do "Palmelense Football Club", jogava-se à bola num campo que se situava por baixo da Fonte de Sant'Ana, na encosta que dá para o Vale dos Barris.
Só depois da fundação do Palmelense F. C. é que se começou a jogar no actual campo, que se chamava o "Campo do Manuel Moura", que era o nome do antigo proprietário do terreno e um dos fundadores do Palmelense F. C.
A primeira sede era no Chafariz, na casa de Xavier Santana. O local que servia de vestiário era, primeiramente, o estabelecimento de um dos sócios, o Garibaldi, e mais tarde, foi numa casa de correeiro que se situava no Terreiro, na Rua Hermenegildo Capelo. Serviam de balneários os tanques de bebedouro para os animais do Chafariz Dª Maria I.
Mais tarde a sede passou para a Rua Serpa Pinto, onde ainda hoje se encontra. Esta casa pertencia a Manuel Diocleciano Baptista Calha "Serradura" e foi vendida ao Palmelense F.C. em hasta pública, no Tribunal.
A primeira iniciativa que se tomou foi a de melhorar o piso do campo do "Palmelense F. C.", pois inicialmente, este era um autêntico areal. Depois com as doações de terreno feitas por Augusto Antão Real, Manuel Francisco Santana e Silvério Fruta foi possível alargar por várias vezes o campo de jogos e preparar o espaço para a futura construção das bancadas e balneários, o que só se viria a concluir no ano de 1963. Nos meados dos anos 40, a Direcção era constituída por Eduardo Sousa - Presidente, Manuel Caetano, José Luís Dupont de Sousa e Manuel Severino de Almeida Ribeiro que levaram por diante um conjunto de obras e melhoramentos no campo do "Palmelense F. C."." (in Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal,vol.II, 2001)
História Custodial e Arquivística:Fundo de Interesse Municipal, alvo de inventario no âmbito do PRAIM - Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal em 2001.
Segundo o Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal,vol.II, 2001:

"Descrição sintética do fundo documental
No momento em que se procedeu ao trabalho de caracterização dos espaços onde se encontravam depositados os materiais de arquivo, já haviam sido removidos os documentos que se encontravam no sótão do campo de jogos (So/CJ). Deste modo, fica o registo da documentação que lá se encontrava, com a vantagem de, numa próxima etapa do tratamento arquivístico deste fundo documental, saber-se da documentação existente, procurar recuperá-la e integrá-la no processo de reorganização.
De referência as condições inadequadas da sala de arquivo na sede, na rua Serpa Pinto, onde a documentação do Arquivo Histórico deste clube desportivo se encontra num espaço exíguo, sem arejamento, a necessitar de limpeza, sem iluminação e com difícil acesso à documentação.
Sala de Arquivo (SA)
A Sala de Arquivo é um pequeno compartimento que se situa na Rua Serpa Pinto no primeiro piso da sede. A sala tem a dimensão de 2,65m por 1,20m. Não tem iluminação. Tem bastantes vestígios de humidade mas não há vestígios de bicho do papel. O arejamento só pode ser feito pela porta de entrada, que, normalmente, se encontra fechada.
Existe na sala um conjunto de prateleiras de madeira pintada distribuídas pelas paredes. No lado esquerdo estão cinco prateleiras com as seguintes dimensões:1,80m (frt.) por 0,25m (fnd.), ao fundo da sala estão mais quatro prateleiras com as dimensões: 1,20m (frt.) por 0,30m (fnd.) e por último uma única prateleira no lado direito com 2,65m (frt.) por 0,30m (fnd.). Este conjunto de prateleiras contem 3,20m lineares de documentação de arquivo. A acessibilidade a esta sala é franca.
Sala da Direcção (Campo de Jogos) (SD/CJ)
A Sala da Direcção que se situa no Campo de Jogos do Palmelense tem a dimensão de 4,10m por 7,20m. Tem iluminação natural e artificial fluorescente. A sala tem alguns vestígios de humidade mas não há vestígios de bicho do papel. O arejamento pode ser feito através de uma pequena janela com acesso para o exterior.
Na sala existem duas estruturas metálicas e um armário também metálico com portas na metade inferior. As estruturas metálicas têm as seguintes dimensões: 1,70m (alt.) por 1,75m (frt.) por 0,40m (fnd.) contendo 2,80m lineares de documentação de arquivo. A acessibilidade esta condicionada pela existência de chaves que estão na posse de todos os membros da Direcção.
Últimas considerações
O fundo documental do Palmelense Futebol Clube já constitui um núcleo de interessante relevo histórico, dada a idade deste Clube Desportivo e o valor informativo de alguma da documentação que se encontra depositada, em particular, na Sala de Arquivo da sede, na Rua Serpa Pinto.
No entanto, há que tornar claro que a documentação do Arquivo Histórico desta colectividade merecia um melhor acondicionamento, num espaço apropriado, onde as condições de instalação observassem um conjunto de requisitos mínimos para se procurar garantir, tanto quanto possível, uma melhor preservação dos documentos antigos que constituem a memória histórica da colectividade."

Em depósito desde 2013 no Arquivo Municipal, através de Protoloco de Depósito em 27/03/2013. Refeito inventário e aplicado quadro de classificação.
Código de Referência:PT/AMPLM/AEE/PFC