Plano de classificação

Associação dos Bombeiros Voluntários de Águas de MouraData de Produção Inicial:1973Data de Produção Final:2000Nível de Descrição:FundoNome do Produtor e História Administrativa/Biográfica:Nome do Produtor: Associação dos Bombeiros Voluntários de Águas de MouraHistória Administrativa: "A Secção de Águas de Moura dos Bombeiros Voluntários de Palmela foi fundada em 23 de Junho de 1974. Mais tarde vem a constituir-se a Associação dos Bombeiros Voluntários de Águas de Moura em 22 de Julho de1980. Foram seus sócios fundadores Campos Batista Gavino, Rogério Brazão Soares, Arménio Agostinho Pacheco, Mário Pinhal Roça, Álvaro Agostinho Carreira, Hermenegildo de Oliveira, Pedro Carvalheiro Paciência, Custódio Roque Pereira, Lino Augusto Santos Silva, José Manuel Tomásia Nobre, José Carlos dos Santos Aguiar e Manuel Arlindo Jesus dos Santos.
O primeiro presidente da Direcção foi Arménio Agostinho Pacheco, seguindo-se-lhe José de Oliveira Pereira, Manuel Maria Joaquim Jorge, Manuel Rodrigues Lázaro e actualmente José Henrique Cardoso.
O primeiro Comandante foi Álvaro Agostinho Carreira até 10 de Agosto de 1992, seguindo-se-lhe como Comandante interino o segundo Comandante Mateus António dos Santos Revez. Em de 10 de Agosto de 1992 foi nomeado o actual Comandante Luís Manuel Marques Rosa.
Inicialmente a Associação tinha duas viaturas, uma ambulância de transporte (AMT) Peugeot 404 e um carro de combate a incêndios que era um jipe de marca Willis que servia para o transporte de Bombeiros. Por curiosidade, esta viatura ainda existe nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Palmela." (in Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal,vol.II, 2001)

História Custodial e Arquivística:Fundo de Interesse Municipal, alvo de inventário no âmbito do PRAIM - Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal em 2001. A documentação descrita encontra-se na instituição proprietária e não no Arquivo Municipal.
Segundo o Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal,vol.II, 2001:

"Descrição sintética do fundo documental
Fundo documental da Associação dos Bombeiros Voluntários de Águas de Moura encontra-se distribuído por dois espaços distintos, a saber, a Secretaria e a Sala do Comandante. Existe ainda alguma documentação no sótão, que tem difícil acesso e se encontra aí depositada provisoriamente.
Na Secretaria podemos encontrar alguma documentação que já constitui parte do Arquivo Histórico e Intermédio e que a breve prazo passará para uma outra sala, no piso inferior, que será dedicada à documentação de Arquivo.
Secretaria (Se)
A sala da Secretaria tem a dimensão de 4,20m por 4.80m. Tem iluminação natural através de uma divisória em vidro e iluminação artificial fluorescente. Não há vestígios de humidade nem de bicho do papel. O arejamento da sala é feito através de uma porta e uma janela basculante em vidro que tem acesso para a sala de Reuniões que tem duas janelas com acesso para o exterior.
Na sala encontram-se um conjunto de três estantes com as dimensões de 2,50m (alt.) por 1m (frt.) por 0,30m (fnd.), cada estante tem sete prateleiras, contendo 11,80m lineares de documentação de arquivo. Existem ainda na sala dois armários metálicos com seis prateleiras cada e com as seguintes dimensões: 1,95m (alt.) por 0,90m (frt.) por 0,40m (fnd.). No primeiro armário tem 0,70m lineares de documentação de arquivo e no segundo 3,70m lineares. A acessibilidade está condicionada pela existência de quatro chaves que estão na posse do responsável da Secretaria, Presidente da Direcção, Tesoureiro e Comandante.
Sala do Comandante (SC)
A sala do Comandante tem a dimensão de 6,20m por 2,80m. Tem iluminação natural através de uma divisória em vidro e iluminação artificial fluorescente. Não há vestígios de humidade nem de bicho do papel. Esta sala tem um novo acesso a outra sala. O arejamento da sala é feito através de uma janela e pela sala contígua que tem uma janela semelhante com acesso para o exterior.
Na sala encontram-se um conjunto de dois armários de madeira envernizada com as seguintes dimensões:1,80m (alt.) por 1,10m (frt.) por 0,40m (fnd), cada armário tem três prateleiras e seis gavetas inferiores. No primeiro armário existem 3m lineares de documentação de arquivo e no segundo estão acondicionados os processos dos Bombeiros. Existe ainda um armário metálico com portas de vidro de correr na parte superior e portas metálicas também de correr. Este armário tem a dimensão de 1,45m (alt.) por 0,80m (frt.) por 0,45m (fnd), contendo 0,75m de material de formação e registos fotográficos e mais 0,75m de vídeos VHS com registo de eventos para efeito de informação. A acessibilidade está condicionada pela existência de cinco chaves que estão na posse do Comandante e seu adjunto de comando, segundo Comandante, responsável pela secretaria e no chaveiro central.
Últimas considerações
Tendo em conta o volume de documentação de arquivo desta instituição e as mudanças que se prevêem para breve, temos a considerar que este fundo documental não se encontra em situação que necessite de especial cuidado, uma vez que a prevista Sala de Arquivo é um espaço relativamente adequado, com boas condições de arejamento e acesso condicionado. Deste modo, os espaços da Secretaria e da Sala do Comandante poderão ficar mais disponíveis, acondicionando documentação exclusivamente de Arquivo Corrente. No espaço destinado à futura Sala de Arquivo, no piso inferior, haverá conveniência em reduzir a luminosidade natural, que entra pelas janelas de vidro junto ao tecto, procurando garantir também a menor amplitude térmica, com a redução da incidência dos raios solares."

Fotografias da Junta também foram digitalizadas no âmbito do Projeto do Arquivo "Uma Imagem, Mil Memórias".
Código de Referência:PT/AMPLM/AEE/AHBVAMOURA