Plano de classificação

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pinhal NovoData de Produção Inicial:1951Data de Produção Final:2000Nível de Descrição:FundoNome do Produtor e História Administrativa/Biográfica:Nome do Produtor: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pinhal NovoHistória Administrativa: "A Associação dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, foi fundada no dia 1 de Maio de 1951. A Comissão Fundadora, constituída por Álvaro José da Costa Tavares, Francisco Joaquim Baptista e José da Costa Xavier, assinou nesse dia os Estatutos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, que haveriam de ser aprovados em 16 de Fevereiro de 1952 por alvará do Governo Civil de Setúbal. Consta da Acta n.º 1, datada de 29 de Dezembro de 1952, as finalidades e os benefícios da constituição desta Associação, que se transcrevem de seguida: “Com a criação de um corpo de Bombeiros, em Pinhal Novo, ficou praticamente defendido de qualquer emergência, não obstante os serviços que o mesmo poderá prestar à causa da humanidade.
Além disso; ficamos livres das maçadas e despesas, sempre que fosse necessário requisitar Bombeiros a outras localidades, visto que as actuais leis do nosso País não consentem que se realizem certas diversões sem a comparência do Bombeiro.”
Segundo o livro 50 anos de vida. O princípio da história publicado recentemente pela Associação, a primeira Direcção dos Bombeiros de Pinhal Novo tomou posse no dia 1 de Janeiro de 1953, sendo presidida por António da Cruz Moreira.
Ainda segundo esta publicação, o primeiro quartel da Associação funcionou num armazém do Comandante Baptista, na Rua Vasco da Gama, n.º 2. Passou posteriormente, para um barracão que dava para a Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral, sendo que depois, durante alguns anos, os Bombeiros tiveram um quartel na Rua Infante D. Henrique, n.º 78. Finalmente e antes de poderem construir o actual quartel, os Bombeiros de Pinhal Novo habitaram o n.º 1 da que é hoje a Avenida da Liberdade. As actuais instalações foram inauguradas em 2 de Abril de 1978, tendo estas instalações sido alvo de uma ampliação/remodelação inaugurada em 1 de Maio de 1994.
A primeira Auto-Maca foi dispensada pela corporação dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, em Fevereiro de 1952, sendo que o primeiro carro do Comando, foi um automóvel Opel, que entrou ao serviço em 1957.
Os Comandantes nomeados desde 1951 até ao momento presente foram: Francisco Joaquim Baptista; José de Costa Xavier; Luís Jorge Petinga; Jacinto Duarte Pinheiro Osório; António Agostinho Rodrigues Loureiro; José dos Santos Maria; Adriano Silvério Ferreira; Joaquim Manuel Guerreiro Céguinho e Fernando Rita Pestana, actual Comandante." (in Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal,vol.II, 2001)
História Custodial e Arquivística:Fundo de Interesse Municipal, alvo de inventário no âmbito do PRAIM - Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal em 2001. A documentação descrita encontra-se na instituição proprietária e não no Arquivo Municipal.
Segundo o Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal,vol.II, 2001:

"Descrição sintética do fundo documental
O fundo documental da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo encontra-se distribuído por um conjunto de locais dentro das instalações do Quartel que respeitam aos diversos serviços internos que garantem o funcionamento da Associação. Temos a referir que grande parte da documentação que integra o Arquivo Histórico da Associação se encontra depositada no sótão das instalações, em fase actual de reorganização, portanto ainda não em condições de poder ser inventariada, o que virá acontecer oportunamente e a ser publicado num próximo volume desta colecção.
A documentação de arquivo que consta deste inventário encontra-se depositada nos seguintes espaços: Arquivo Intermédio, Sala da Direcção, Centro de Comunicações, Sala do Comandante, Sala de Informática, Gabinete de Contabilidade e Secretaria.
Arquivo Intermédio (AI)
O Arquivo Intermédio tem a dimensão de 1,90m por 1,50m. Tem iluminação artificial incandescente. Não há vestígios de humidade nem de bicho do papel. O arejamento pode ser feito por um conjunto de orifícios por cima da porta de entrada.
Na sala de Arquivo Intermédio existem estantes em todas as paredes que têm as seguintes dimensões: 1,90m (alt.) por 1,20m (frt.) por 1,50m (fnd.), contendo 13,60m lineares de documentação de arquivo. A acessibilidade está condicionada pela existência de uma chave que está na posse do responsável pela contabilidade.
Sala da Direcção (SD)
A sala da Direcção tem a dimensão de 4,50m por 6,30m. Tem iluminação natural e artificial fluorescente. Não há vestígios de humidade nem de bicho do papel. O arejamento pode ser feito por duas janelas e uma porta que dão acesso para o exterior.
Na sala de Direcção existem três armários metálicos com quatro prateleiras cada, tendo todos as seguintes dimensões: 1,60m (alt.) por 0,80m (frt.) por 0,40m (fnd.), contendo 4,90m lineares de documentação de arquivo. A acessibilidade está condicionada pela existência de uma chave que está na posse dos membros da Direcção.
Centro de Comunicações (CC)
O Centro de Comunicações tem a dimensão de 2,70m por 4,60m. Tem iluminação natural e artificial fluorescente. Não há vestígios de humidade nem de bicho do papel. O arejamento pode ser feito por uma porta de varanda para o exterior.
No Centro de Comunicações existem dois armários metálicos com portas em vidro, com as seguintes dimensões: 0,80m (alt.) por 0,80m (frt.) por 0,45m (fnd), contendo 3,70m de documentação de arquivo. Esta sala tem funcionamento permanente com acesso reservado.
Sala do Comandante (SC)
A sala do Comandante tem a dimensão de 4,10m por 3,60m. Tem iluminação natural e artificial fluorescente. Não há vestígios de humidade nem de bicho de papel. O arejamento pode ser feito por uma janela com acesso para o exterior.
Na sala do Comandante existem dois armários metálicos. O primeiro armário tem as dimensões de 1,60m (alt.) por 1,45m (frt.) por 0,40m (fnd.) e o segundo 0,85m (alt.) por 0,95m (frt.) por 0,40m (fnd.). A acessibilidade está condicionada pela existência de uma chave que está no chaveiro da Direcção.
Sala de Informática (SI)
A sala de Informática tem a dimensão de 3,90m por 3,10m. Tem iluminação natural e artificial fluorescente. Não há vestígios de humidade nem de bicho de papel. O arejamento pode ser feito por uma porta de acesso para o exterior.
Na sala de Informática existe um armários metálico com as seguintes dimensões: 0,85m (alt.) por 0,95m (frt.) por 0,40m (fnd.), contendo 0,70m de documentação de arquivo. A acessibilidade está condicionada pela existência de duas chaves que estão na posse do responsável pela sala e no chaveiro da Direcção.
Gabinete de Contabilidade (GC)
O Gabinete de Contabilidade tem a dimensão de 4,30m por 3,10m. Trata-se de um espaço interior delimitado por divisórias de vidro e de alumínio. Tem iluminação artificial fluorescente. Não há vestígios de humidade nem de bicho do papel. O arejamento pode ser feito pela porta de acesso e por uma janela que dá para o átrio de acesso ao salão.
Na sala de Contabilidade temos três estruturas metálicas com quatro prateleiras cada onde se encontram instalados 6,60m de documentação de arquivo respeitante à contabilidade da Associação. A acessibilidade está condicionada pela existência de duas chaves que estão na posse do responsável pela Contabilidade e na posse da Direcção.
Secretaria (Se)
A sala da Secretaria tem a dimensão de 4,20m por 3,80m. Tem iluminação natural e artificial fluorescente. Não há vestígios de humidade nem de bicho do papel. O arejamento pode ser feito por uma janela com acesso para o exterior.
Na sala da Secretaria existem três armários e dez ficheiros metálicos. Os três armários têm as seguintes dimensões cada: 1,60m (alt.) por 0,95m (frt.) por 0,40m (fnd), contendo 1,60m de documentação de arquivo. A acessibilidade está condicionada pela existência de duas chaves que estão na posse do responsável pela secretaria e no chaveiro da Direcção.
Últimas considerações
De referir o esforço meritório por parte da Direcção no que respeita às diligências no sentido de criar as condições adequadas necessárias a um espaço para o acondicionamento da sua documentação integrante do Arquivo Histórico da Associação. As obras de revestimento do tecto do sótão permitiram a instalação de estantes metálicas com vista ao acondicionamento da documentação de arquivo que se encontrava amontoada naquele espaço, sem ordem ou possibilidade de consulta. Presentemente, o trabalho dedicado dos membros da Direcção possibilitou o acondicionamento da documentação em caixas de arquivo provisórias, que constituem um primeiro passo para a resolução do que se pode designar por massa documental acumulada. Posteriormente, com o acompanhamento possível por parte do Arquivo Municipal, tornar-se-á viável a reconstituição das séries documentais e o seu acondicionamento definitivo, com a construção de uma tabela de classificação, numeração das lombadas descritivas e consequente organização definitiva do Arquivo Histórico, possibilitando assim a consulta adequada deste fundo histórico documental que conta já meio século de existência."
Código de Referência:PT/AMPLM/AEE/AHBVPNOVO