Plano de classificação

Igreja de Pinhal NovoData de Produção Inicial:1951Data de Produção Final:1992Nível de Descrição:FundoNome do Produtor e História Administrativa/Biográfica:Nome do Produtor: Igreja de Pinhal NovoHistória Administrativa: "A Igreja de S. José em Pinhal Novo foi fundada em 1872. Nas presentes condições não nos foi possível recolher mais informação respeitante ao passado histórico da Instituição." (in Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal,vol.I, 1996)
História Custodial e Arquivística:Fundo de Interesse Municipal, alvo de inventário no âmbito do PRAIM - Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal em 1996. A documentação descrita encontra-se na instituição proprietária e não no Arquivo Municipal.
Segundo o Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal,vol.I, 1996:

"Descrição sintética do fundo documental
A documentação de arquivo desta Igreja encontra-se numa sala anexa ao corpo central da construção, onde normalmente são recebidos os paroquianos que pretendem tratar de assuntos relacionados com a matéria registada em arquivo: baptismos, casamentos e óbitos.
O fundo documental encontra-se guardado num armário metálico e os seus registos mais antigos datam de 1951. Desconhece-se o que terá sucedido à documentação que terá sido produzida desde a fundação da Igreja até esta última data. Refira-se que se encontra aqui depositado o material referente à Capela de Rio Frio.
Sala de Trabalho (ST)
A Sala de Trabalho tem a dimensão de 4,70 m por 8 m. Tem iluminação natural e iluminação artificial fluorescente. Não tem vestígios de humidade e não há vestígios de bicho do papel. O arejamento do espaço pode ser feito por duas janelas com 1,50 m por 0,90 m.
Na sala encontra-se um armário de metal com 1,80 m (alt.) por 0,97 (frt.) por 0,35 m (fnd) com cinco prateleiras. A dimensão total do volume do espólio nas prateleiras é de cerca de 4,75 m.
A acessibilidade e possibilidade de devassa estão condicionados pois o armário tem porta com chave e o espaço é utilizado quase exclusivamente pelo pároco.
O espaço é utilizado para a recepção e reunião privada com os paroquianos.
O número total de livros é de 50 e o número total de pastas de arquivo é de 68. Os maços de documentação não encadernada somam cerca de 30 cms. O espaço encontra-se esgotado e não existia inventário prévio da documentação existente.
Últimas Considerações
Não foi efectuada qualquer selecção prévia da documentação apresentada no Inventário anexo.
Dada a evidente ausência de uma organização e catalogação do fundo em causa, bem como a inexistência de estruturas físicas e funcionais que permitam a consulta dos documentos com um mínimo de regras e condições de segurança, sugere-se que se salvaguarde a integridade do fundo documental até que o trabalho de organização, catalogação e restauro se encontre concluído. Em suma, nas presentes condições o fundo documental não deverá ser aberto á consulta pública sob o risco de se verificar o extravio ou destruição de importantes espécimes, dada a ausência de controlo e condições de trabalho de consulta."
Código de Referência:PT/AMPLM/AEE/IPN