Plano de classificação

Botafogo Futebol ClubeData de Produção Inicial:1956Data de Produção Final:1992Nível de Descrição:FundoNome do Produtor e História Administrativa/Biográfica:Nome do Produtor: Botafogo Futebol ClubeHistória Administrativa: "O Botafogo Futebol Clube foi fundado em 20 de Outubro de 1940 em Cabanas, freguesia de Quinta do Anjo, concelho de Palmela. Foram seus fundadores, entre outros, Adriano Henrique Matos e Elisário Caruncho. Verificou-se um interregno do seu funcionamento no período de 1985/86. Em 1987 funcionou somente durante alguns meses. Verificou-se novo período de interregno entre 1987 e 1993. Neste ano teve início de actividade somente a equipa de futebol de Júniores. Só a partir de 1994 a equipa de futebol de Séniores voltou ao activo.
Em 1976/77 a equipa de futebol de Séniores sagrou-se como Campeão Distrital da II Divisão, o que lhe valeu a subida à I Divisão Distrital. Actualmente encontra-se de novo na II Divisão Distrital." (in Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal,vol.I, 1996)
História Custodial e Arquivística:Fundo de Interesse Municipal, alvo de inventário no âmbito do PRAIM - Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal em 1996. A documentação descrita encontra-se na instituição proprietária e não no Arquivo Municipal.
Segundo o Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal,vol.I, 1996:
"Descrição sintética do fundo documental
O fundo documental do Botafogo Futebol Clube encontra-se instalado na sala da Direcção do Clube Desportivo.
O compartimento situa-se na contiguidade da sala de convívio/bar dos sócios do referido Clube Desportivo.
Supõe-se no entanto que, ao longo dos anos, se terá extraviado grande parte da documentação importante para a história da colectividade.
Sala da Direcção (SD)
A Sala da Direcção tem a dimensão de 3,60 m por 5,15 m. Tem iluminação natural e tem iluminação artificial fluorescente. Não tem vestígios de humidade e não há vestígios de bicho do papel. O arejamento do espaço pode ser feito por uma janela com 0,90 m por 0,95 m.
Na sala encontram-se dois armários de madeira e uma estrutura de metal com prateleiras. Um dos armários de madeira tem 0,80 m (alt.) por 1,20 (frt.) por 0,30 m (fnd) com duas prateleiras e portas de correr em vidro; o outro tem 2,20 m (alt.) por 1,80 (frt.) por 0,50 m (fnd) com 4 prateleiras e 6 portas de madeira; a estrutura de metal tem 2,00 m (alt.) por 1,20 (frt.) por 0,40 m (fnd) com cinco prateleiras. A dimensão total do volume do espólio nas prateleiras é de cerca de 2,70 m.
A acessibilidade e possibilidade de devassa estão condicionados pois o espaço tem porta com chave, normalmente na posse dos membros da Direcção.
O espaço é utilizado para reuniões de Direcção do Clube Desportivo.
O número total de livros é de 5 e o número total de pastas de arquivo é de 55. Não existem maços de documentação não encadernada. O espaço não se encontra esgotado e não existia inventário prévio da documentação existente.
Últimas Considerações
Verifica-se a necessidade de implementar uma melhor organização no fundo documental do Clube Desportivo de modo a promover a sua adequada manutenção e conservação.
À excepção de pastas de arquivo contendo recibos/facturas, não foi efectuada qualquer selecção prévia da documentação apresentada no Inventário anexo.
Dada a evidente ausência de uma organização e catalogação do fundo em causa, bem como a inexistência de estruturas físicas e funcionais que permitam a consulta dos documentos com um mínimo de regras e condições de segurança, sugere-se que se salvaguarde a integridade do fundo documental até que o trabalho de organização, catalogação e restauro se encontre concluído. Em suma, nas presentes condições o fundo documental não deverá ser aberto á consulta pública sob o risco de se verificar o extravio ou destruição de importantes espécimes, dada a ausência de controlo e condições de trabalho de consulta."
Código de Referência:PT/AMPLM/AEE/BFC