Plano de classificação

Clube Desportivo PinhalnovenseData de Produção Inicial:1938Data de Produção Final:1994Nível de Descrição:FundoNome do Produtor e História Administrativa/Biográfica:Nome do Produtor: Clube Desportivo PinhalnovenseHistória Administrativa: "A data oficial de fundação do Clube Desportivo Pinhalnovense é a de 5 de Agosto de 1948. No entanto, a prática desportiva em Pinhal Novo remonta a períodos anteriores.
De acordo com um texto publicado por Maurício Teixeira intitulado "Clube Desportivo Pinhalnovense - Síntese Histórica", podemos saber que "o Clube Desportivo Pinhalnovense não foi o primeiro Clube Desportivo a existir em Pinhal Novo.
As mais antigas referências à prática desportiva remontam a 1910, e ao União Futebol Pinhalnovense, que terá sido fundado em 5 de Maio desse ano.
Apareceram depois "Os Leões" em 1 de Maio de 1923, uma reactivação do U. F. Pinhalnovense em 1928, o "Atlético" em 1936, e o União Futebol Clube Pinhalnovense em 1938. Viria a ser este número, aliás e dez anos mais tarde, o embrião do futuro e actual Clube Desportivo Pinhalnovense, nascido da fusão com a Sociedade Recreativa e Musical [Sociedade Literária e de Instrução Musical Pinhalnovense], fusão esta decidida em Assembleia Geral em 26 de Julho de 1948. A 5 de Agosto deste mesmo ano, numa "sessão histórica", a Assembleia Geral presidida pelo Sr. Joaquim Baptista, Presidente da Comissão Administrativa, decide-se o nome do futuro Clube como Clube Desportivo Pinhalnovense (...). Nasce, nestas circunstâncias, o Clube mais representativo da História do Desporto em Pinhal Novo."
O Clube Desportivo Pinhalnovense esteve presente nas "competições oficiais da A. F. Setúbal nas categorias de Séniores e Reservas, e mais tarde, em 1952, à categoria de Júniores, tendo, em qualquer delas, tido um comportamento meritório.(...). Mais tarde "arranca com os Juvenis e os Júniores em 1964 / 65, depois em Séniores em 1965 / 66.(...).
O Clube Desportivo Pinhalnovense "na época de 1970 / 71, vê os seus Júniores subirem, apesar de episodicamente, à 1ª Divisão Distrital da Categoria, o que foi um feito significativo para a época.
Em 1976 / 77, a equipa de Juvenis é apurada para a Fase Final da Taça Nacional de Juvenis, onde teve o grato previlégio de defrontar o famoso Benfica pela primeira e única vez.(...).
Em 1983 / 84 conquista o direito a disputar a "Taça de Portugal" pela primeira vez na sua história, e fá-lo com um comportamento notável, o que o leva até à terceira eliminatória (...).
Mais perto de nós, em 1990 / 91 e 1993 / 94, vê as suas equipas de Júniores festejarem a subida à 1ª Divisão Distrital da Categoria, e as equipas de Juvenis disputarem a Fase Final do Campeonato Distrital de Juvenis nos anos de 1991 / 92 e 1992 / 93."
Actualmente, o Clube Desportivo Pinhalnovense tem a sua sede na Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral, nº 4, e o seu Campo de Jogos "Santos Jorge" na Avenida da Liberdade, em Pinhal Novo." (in Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal,vol.I, 1996)
História Custodial e Arquivística:Fundo de Interesse Municipal, alvo de inventário no âmbito do PRAIM - Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal em 1996. A documentação descrita encontra-se na instituição proprietária e não no Arquivo Municipal.
Segundo o Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal,vol.I, 1996:

"Descrição sintética do fundo documental
A grande maioria da documentação respeitante à vida do Clube Desportivo Pinhalnovense, encontra-se na Secretaria das instalações da sua sede, um espaço contíguo à Sala da Direcção. No entanto, verificou-se que parte do espólio documental da Colectividade foi transportado para uma pequena arrecadação situada no Campo de Jogos.
Secretaria (S)
A Secretaria tem a dimensão de 3,40 m por 4 m. Tem iluminação natural e tem iluminação artificial fluorescente. Não tem vestígios de humidade e não há vestígios de bicho do papel. O arejamento do espaço pode ser feito por uma janela com 0,45 m por 1,05 m onde está instalado um ventilador com 0,25 m de diâmetro.
Na sala encontram-se duas estruturas de metal com prateleiras e um armário metálico com portas. As estruturas metálicas têm 1,95 m (alt.) por 0,95 (frt.) por 0,30 m (fnd) com quatro prateleiras cada; o armário metálico tem 1,92 m (alt.) por 0,45 (frt.) por 0,42 m (fnd) com seis prateleiras e duas portas metálicas. A dimensão total do volume do espólio nas prateleiras é de cerca de 5,30 m.
A acessibilidade e possibilidade de devassa estão condicionados pois o espaço é, normalmente, reservado aos funcionários e membros da Direcção.
O espaço é utilizado para atendimento e secretariado.
O número total de livros é de 49 e o número total de pastas de arquivo é de 59. Os maços de documentação não encadernada totalizam 0,40 m. O espaço não se encontra esgotado e não existia inventário prévio da documentação existente.
Campo de Jogos (CJ)
A arrecadação no Campo de Jogos, nas condições em que presentemente se encontra, revela-se totalmente inadequada para acolher o espólio documental respeitante ao Clube Desportivo Pinhalnovense. Trata-se de um espaço exíguo onde estão depositadas três caixas de cartão (que receberam as etiquetas de PRAIM 1, PRAIM 2 e PRAIM 3) contendo documentação vária e desordenada, património do Clube. O mesmo espaço serve igualmente para armazenar materiais de construção civil.
Últimas Considerações
Verifica-se a necessidade de implementar uma melhor organização no fundo documental do Clube Desportivo de modo a promover a sua adequada manutenção e conservação.
À excepção de pastas de arquivo contendo recibos/facturas, não foi efectuada qualquer selecção prévia da documentação apresentada no Inventário anexo.
Dada a evidente ausência de uma organização e catalogação do fundo em causa, bem como a inexistência de estruturas físicas e funcionais que permitam a consulta dos documentos com um mínimo de regras e condições de segurança, sugere-se que se salvaguarde a integridade do fundo documental até que o trabalho de organização, catalogação e restauro se encontre concluído. Em suma, nas presentes condições o fundo documental não deverá ser aberto á consulta pública sob o risco de se verificar o extravio ou destruição de importantes espécimes, dada a ausência de controlo e condições de trabalho de consulta."

Fotografias da Junta também foram digitalizadas no âmbito do Projeto do Arquivo "Uma Imagem, Mil Memórias".
Código de Referência:PT/AMPLM/AEE/CDPN