Plano de classificação

Grupo Popular Recreativo CabanenseData de Produção Inicial:1931Data de Produção Final:1992Nível de Descrição:FundoNome do Produtor e História Administrativa/Biográfica:Nome do Produtor: Grupo Popular Recreativo CabanenseHistória Administrativa: "O Grupo Popular Recreativo Cabanense foi fundado em 13 de Junho de 1933 e a sua sede situa-se na Avenida Visconde Tojal em Cabanas. As actividades do GPRC centram-se na organização de Festas e Bailes e têm igualmente desenvolvido alguma actividade teatral.
Nas presentes condições não nos foi possível recolher mais informação respeitante ao passado histórico da Instituição." (in Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal,vol.I, 1996)
História Custodial e Arquivística:Fundo de Interesse Municipal, alvo de inventário no âmbito do PRAIM - Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal em 1996. A documentação descrita encontra-se na instituição proprietária e não no Arquivo Municipal.
Segundo o Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal,vol.I, 1996:

"Descrição sintética do fundo documental
O fundo documental do Grupo Popular Recreativo Cabanense encontra-se acondicionado na sala da Direcção, a qual se situa na cave das instalações da associação recreativa.
O fundo documental encontra-se distribuído por dois pequenos armários de madeira e uma pequena estrutura metálica. A maior parte da documentação mais antiga encontra-se acondicionada no interior do pequeno armário de madeira - há muito não tratada - que se situa ao fundo do compartimento. Na pequena estrutura metálica encontram-se os dossiers de arquivo da documentação mais recente
Sala da Direcção (SD)
A Sala da Direcção tem a dimensão de 3,60 m por 3,95 m. Tem iluminação natural e iluminação artificial fluorescente. Os vestígios de humidade que se podem encontrar estão visíveis, em particular numa das paredes que apresenta a pintura a "descolar", vulgo "salgadiço", e não há vestígios de bicho do papel. O arejamento do espaço pode ser feito por uma janela com grade de ferro com 0,35 m por 0,70 m.
Na sala encontram-se um armário de madeira e uma estrutura de metal com prateleiras. O armário de madeira tem 0,90 m (alt.) por 2,00 (frt.) por 0,50 m (fnd) sem prateleiras e com 3 portas de madeira; a estrutura de metal tem 1,25 m (alt.) por 0,80 (frt.) por 0,30 m (fnd) com 4 prateleiras. A dimensão total do volume do espólio nas prateleiras é de cerca de 3,20 m.
A acessibilidade e possibilidade de devassa estão condicionados pois o espaço tem porta com chave, normalmente na posse de um dos membros da Direcção, o Sr. Virgílio que mantém a concessão do Café da Colectividade.
O espaço é utilizado para reuniões de Direcção do Grupo Recreativo.
O número total de livros é de 17 e o número total de pastas de arquivo é de 66. Os maços de documentação não encadernada somam 65 cm. O espaço encontra-se esgotado e não existia inventário prévio da documentação existente.
Últimas Considerações
O fundo documental do Grupo Popular Recreativo Cabanense estaria melhor acondicionado se se encontrasse alojado num armário metálico fechado, estando as unidades documentais passíveis de interesse histórico para a colectividade ordenadas temática e cronológicamente.
Verifica-se a necessidade de implementar uma melhor organização no fundo documental do Clube Desportivo de modo a promover a sua adequada manutenção e conservação.
À excepção de pastas de arquivo contendo recibos/facturas, não foi efectuada qualquer selecção prévia da documentação apresentada no Inventário anexo.
Dada a evidente ausência de uma organização e catalogação do fundo em causa, bem como a inexistência de estruturas físicas e funcionais que permitam a consulta dos documentos com um mínimo de regras e condições de segurança, sugere-se que se salvaguarde a integridade do fundo documental até que o trabalho de organização, catalogação e restauro se encontre concluído. Em suma, nas presentes condições o fundo documental não deverá ser aberto á consulta pública sob o risco de se verificar o extravio ou destruição de importantes espécimes, dada a ausência de controlo e condições de trabalho de consulta."

Código de Referência:PT/AMPLM/AEE/GPRC