Plano de classificação

Patrocínia Augusta AlvesNível de Descrição:ReportagemÂmbito e Conteúdo:Patrocínia Augusta Alves. É a filha mais nova de um casal de Alcácer do Sal. Veio com a família, o pai a mãe e cinco filhos, para o concelho de Palmela para trabalharem na agricultura. “vieram para Palmela para apanhar azeitona”. Tinha seis anos quando vieram morar para o Poceirão.
O pai trabalhava para Humberto Cardoso. Um acidente de trabalho com uma forquilha provoca um ferimento no pé que evolui para gangrena e leva-o à morte quando contava sessenta e três anos no hospital de Alcácer.
Com nove anos Patrocínia já trabalhava nos campos. Tinha onze anos quando o pai morre e treze anos quando se “casa”. [ na altura, as pessoas menos privilegiadas, nesta zona, não se casavam legalmente..]. Casou-se com José Maria Faria Creica.(?) que tinha 19 anos. José Maria sempre trabalhou para Humberto Cardoso e para Joaquim José de Carvalho. Durante o casamento Patrocínia foi constantemente agredida por José Maria que lhe batia e ponteava “com botas cardadas”. “Ficava a sangrar” “As vizinhas vinham ajudar”.
Patrocínia teve quatro filhos.
Código de Referência:PT/AMPLM/CF/UIMM/082