Plano de classificação

Arquivo Municipal de PalmelaNível de Descrição:Entidade detentoraEndereço:Rua Heliodoro Salgado, n.º 8Código Postal:2950-241 PalmelaTelefone:21 233 66 13E-mail:arquivo.municipal@cm-palmela.ptInternet:https://www.cm-palmela.pt/viver/arquivo-municipalHistória Administrativa:A extinção do concelho de Palmela em 1855 e sua integração no concelho de Setúbal, levou também à transferência do seu arquivo para esta localidade. Em 1910, o incêndio no edifício dos Paços do Concelho ditou o seu desaparecimento. A restauração do concelho de Palmela só acontece em 1926.

No final da década de 1980, começam a desenvolver-se esforços por constituir um Arquivo Histórico Municipal, mas devido à quase ausência de documentação histórica do município, procurou-se recolher informação sobre Palmela noutros Arquivos, assim como detetar e inventariar arquivos concelhios de interesse municipal. Desta intenção nasce o PRAIM - Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal, proposto em 1994, cujos objetivos eram:
a) Identificar, inventariar, organizar e preservar fundos documentais com interesse histórico existentes no concelho, quer estejam ou não em situação de risco.
b) Estimular o uso de práticas arquivísticas na organização e manipulação de arquivos vivos, de modo a garantir a sua correcta gestão, evitando percas de documentos importantes e facilitando a sua futura integração no Arquivo Histórico Municipal.
(Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal: Relatórios de Inventário, vol. I, 1996, págs. 217-228)

Este programa, conduziu à publicação em dois volumes, dos inventários e respectivos relatórios de 26 entidades do concelho, e à constituição do Arquivo Histórico Municipal em Janeiro de 1996, após uma reestruturação orgânica da Câmara. O Arquivo tinha apenas competências no âmbito da documentação histórica. Após uma nova restruturação orgânica da Câmara, o Arquivo Municipal constituíu-se em Janeiro de 2001, pretendendo a gestão integrada da documentação camarária, assim como continuar este Programa.

"Constituído como Arquivo Municipal desde 2001, tem como missão garantir a gestão integrada dos documentos de arquivo da autarquia, implementando medidas adequadas desde a constituição à conservação e divulgação, assim como sensibilizar para a preservação de fundos externos de interesse municipal.
As suas competências incidem sobre a documentação corrente, intermédia e histórica da autarquia, numa perspetiva integrada, estruturando-a desde o momento da sua produção administrativa até à consulta com fins de investigação.
Em arquivo corrente as competências materializam-se na definição e apoio à implementação nas unidades orgânicas de orientações e instrumentos de organização e estruturação.
O Arquivo Municipal receciona a documentação de idade intermédia, e procede à desinfestação, higienização, descrição, conservação, avaliação, seleção e eliminação dos documentos e resposta a pedidos de informação/documentação.
A documentação de conservação definitiva está disponível à consulta para utilizadores internos e externos, competindo ao Arquivo Municipal preservá-la, promover a sua reprodução e divulgação.
Compete-lhe também planear, programar, coordenar e executar, em colaboração com outras unidades orgânicas, ações de deteção, inventariação, conservação e organização de fundos documentais com interesse histórico existentes no concelho e a sensibilização para a conservação e/ou a incorporação a título de depósito, doação ou compra de coleções ou fundos documentais externos promovendo o seu tratamento, preservação e divulgação.
Os fundos e coleções à sua guarda traduzem-se em cerca de 3000 ml de documentos. Para além do arquivo da Câmara Municipal, conta com outros fundos ou coleções depositados ou cedidos para digitalização. Estes são na sua maioria fruto de protocolos de depósito ou de colaboração, decorrentes do PRAIM – Programa de Recuperação de arquivos de Interesse Municipal, programa que permitiu a deteção e salvaguarda de fundos de interesse municipal.
Outro projeto dinamizado pelo Arquivo, com o objetivo de salvaguardar a memória, espelho da história coletiva do concelho, é o Projeto de Recolha de Fotografias “Uma Imagem, Mil Memórias” .
O Arquivo Municipal também tem desenvolvido outras ações de divulgação, tais como exposições temáticas e publicações."
(https://www.cm-palmela.pt/viver/arquivo-municipal)
Código de Referência:PT/AMPLM