Plano de classificação

José Artur Leitão BárciaNível de Descrição:ColecçãoNome do Produtor e História Administrativa/Biográfica:Nome do Produtor: José Artur Leitão BárciaHistória Administrativa: “Notável documentalista de Lisboa e amigo íntimo do grande olisipógrafo Júlio de Castilho.
J. Leitão Bárcia é, certamente, um dos poucos fotógrafos deste período com preocupações formalistas inovadoras. São dele, na revista SERÕES, entre 1906 e 1908, à imagem de magazines estrangeiros, algumas fotografias em plongées «absolutos», alguns nocturnos abstractizantes e um lindíssimo retrato de Afonso Lopes Vieira e Albino Forjaz de Sampaio, à noite, no meio da neblina da Av. da Liberdade, em Lisboa.”

António Sena, (1998), História da Imagem Fotográfica em Portugal - 1839-1997

No início do século XX, fotografou o concelho de Palmela, especialmente Quinta do Anjo, onde se instalava por períodos ao longo de alguns anos.
História Custodial e Arquivística:Coleção de postais adquiridos em alfarrabistas e negativos duplicados pelo serviço de Turismo a partir de provas fotográficas originais em posse de particular da freguesia de Quinta do Anjo, cerca da primeira década dos anos 2000.Condições de Reprodução:Reprodução mediante autorização do Arquivo Municipal de Palmela e de acordo com o seu RegulamentoCódigo de Referência:PT/AMPLM/CF/JALB